22 de April de 2024

Sua Revista Eletrônica de Qualidade

Por que o Brasil não consegue vencer a dengue?

1 min read

A dengue é considerada uma questão de saúde coletiva. Isso porque a transmissão da doença é ligada aos criadouros do mosquito Aedes aegypti que estão, em sua maioria nas cidades, dentro da área residencial. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, mais de 95% do pernilongo rajado
são encontrados nas casas. O principal modo para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, o aumento do número de casos, é reforçar as ações individuais. Apesar de a Secretaria de Saúde fazer visitas domiciliares, passar com fumacê, aplicar aerossol e pastilhas e testar novas tecnologias e abordagens, para combater o Aedes aegypti efetivamente é necessário que cada morador faça a sua parte, impedindo o nascimento do inseto. “Basta ter uma lata, um balde ou qualquer coisa que possa fazer uma coleção hídrica, que naturalmente se transforma em uma maternidade.
Uma fêmea chega a desovar 350 ovos, com mais de 98% de eclosão. Assim, elas vão se multiplicando numa velocidade muito grande” Nossa orientação é denunciar. Acesse a ferramenta em http://www.saude.sp.gov.br. O internauta será direcionado para uma página com um mapa onde poderá registrar o endereço de potenciais criadouros do Aedes. Basta clicar no botão “Denunciar foco”, no menu lateral à direita da página.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *