26 de February de 2024

Sua Revista Eletrônica de Qualidade

Consignado; como conseguir um empréstimo com desconto em folha

4 min read

Entenda sobre essa modalidade de crédito e avalie se essa é a opção certa para atender às suas demandas financeiras

O empréstimo com desconto em folha, também conhecido como empréstimo consignado, é uma alternativa para funcionários que procuram uma opção de crédito seguro e com baixas taxas.

Para quem quer entender como ter empréstimo com desconto em folha, continue a leitura.

Aqui, vamos falar mais sobre essa modalidade de crédito e avaliar se essa é a opção certa para atender às suas demandas financeiras de maneira eficaz e responsável.


– Mas afinal, o que é empréstimo com desconto em folha?

O empréstimo com desconto em folha é uma modalidade de crédito em que as parcelas do empréstimo são automaticamente deduzidas do salário, aposentadoria ou pensão da pessoa solicitante do empréstimo. Este desconto em folha de pagamento acontece antes mesmo que o valor seja creditado em conta bancária. A principal diferença do empréstimo com desconto em folha e de outras modalidades de crédito é a garantia de pagamento proporcionada pelo desconto direto da folha de pagamento.


Essa garantia reduz significativamente o risco para os credores, ou seja, para os bancos e financeiras, o que muitas vezes resulta em taxas de juros mais baixas em comparação com outros tipos de empréstimos pessoais.
Quem pode solicitar o empréstimo com desconto em folha?
Como é um empréstimo com desconto em folha de pagamento, essa solução financeira possui algumas restrições de uso.

As pessoas que podem solicitar esse empréstimo são:
Servidores públicos: funcionários públicos de diversos níveis governamentais, como servidores municipais, estaduais e federais, podem ter acesso ao empréstimo com desconto em folha; Aposentados e pensionistas: pessoas que recebem aposentadoria ou pensão pelo sistema previdenciário podem ser
elegíveis para esse tipo de empréstimo; Trabalhadores do setor privado: trabalhadores do setor privado podem ter acesso ao empréstimo consignado, desde que a empresa empregadora tenha um convênio estabelecido com uma instituição financeira; Militares e forças armadas:
membros das forças militares também podem ser elegíveis para o empréstimo com desconto em folha, dependendo das regras e regulamentos específicos; Pensionistas de instituições públicas: pessoas que recebem pensões de instituições públicas, como professores aposentados, policiais e profissionais da saúde, podem ser consideradas para essa modalidade de crédito. Pensando em pedir um empréstimo? Entenda antes quais os riscos de solicitar crédito sem fazer um planejamento prévio.
Como funciona o empréstimo com desconto em folha?
Conforme mencionamos, no empréstimo com desconto em folha as parcelas são descontadas automaticamente do salário, aposentadoria ou pensão do solicitante, antes mesmo de o valor ser depositado na conta bancária. A margem consignável é um fator essencial nesse tipo de empréstimo. Essa margem representa o limite máximo da renda do solicitante que pode ser comprometido com as parcelas do empréstimo e outros descontos consignados, como cartões de crédito. Atualmente, essa margem é de 45%, sendo: 35% para empréstimo consignado ;5% para cartão consignado e mais 5% exclusivos para beneficiários do INSS. Uma vez que as parcelas são automaticamente deduzidas do salário ou benefício, o empréstimo com desconto em folha é conhecido por sua praticidade e simplicidade de pagamento. Além disso, os prazos de pagamento podem ser mais estendidos, o que pode resultar em parcelas mensais mais acessíveis. É importante ressaltar que, apesar das vantagens, o empréstimo com desconto em folha deve ser usado com responsabilidade. As pessoas que querem este tipo de empréstimo devem considerar suas necessidades financeiras, capacidade de pagamento e possíveis impactos no orçamento antes de buscar essa modalidade de crédito. Comparar ofertas de diferentes instituições financeiras e entender os termos e condições também é fundamental para tomar uma decisão informada.


Mas já que estamos falando do funcionamento do empréstimo com desconto em folha, vamos listar aqui as vantagens e desvantagens desse tipo de crédito, confira: É claro que algumas instituições podem ter
critérios mais flexíveis para empréstimos com desconto em folha, considerando a garantia do desconto direto na folha de pagamento como um fator de mitigação de risco.


Mas, atenção: antes de pegar um empréstimo com desconto em folha, verifique se você tem total condição de arcar com aquela dívida. Faça uma análise da sua renda e das suas despesas e tenha um controle financeiro. Pegar empréstimo sem ter condições de pagar pode fazer com que você entre em uma bola de neve de juros pelos quais você terá dificuldade de quitar. Como conseguir um empréstimo com desconto em folha?


Conseguir um empréstimo consignado é mais fácil do que se imagina. É claro que a primeira coisa que você precisa é confirmar se você se enquadra na categoria como servidores públicos, aposentados, pensionistas ou trabalhadores do setor privado com convênios específicos. No caso de profissionais CLT de empresas privadas, o pedido pode ser realizado em fintechs parceiras da empresa em que trabalha,
como é o caso da EmCash. Caso a empresa para a qual você presta serviço for parceira da EmCash, é só baixar o aplicativo e realizar o seu pedido. Depois que você escolher a instituição financeira que fará o empréstimo consignado para você, será preciso reunir a documentação necessária como RG, comprovante de residência, contracheques ou documentos equivalentes. Lembre-se de analisar os juros e a margem consignável antes de fechar seu pedido de empréstimo com desconto em folha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *