20 de April de 2024

Sua Revista Eletrônica de Qualidade

Projeto de Lei cria Polo Cultural, Gastronômico e Turístico no largo da Matriz, na Freguesia do Ó

2 min read

A vereadora Sandra Santana (PSDB) iniciou o seu mandato com um Projeto de Lei que apoiará o comércio, a cultura e o turismo da Freguesia do Ó, zona norte da capital. Intitulado Polo Cultural, Gastronômico e Turístico do Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, o projeto prevê o incentivo a comerciantes e empresários locais que aderirem à iniciativa, como a redução do IPTU e a participação em eventos idealizados pelo projeto. “O Largo da Matriz é um dos principais ícones da Freguesia do Ó, um local repleto de tradição e história. Nosso objetivo ao criar este Polo é valorizar a cultura local, suas potencialidades e o comércio da região, colocando o território oficialmente na
programação cultural da cidade de São Paulo”, destaca a vereadora Sandra Santana. O projeto possui uma série de
objetivos e metas como a atração de investimentos para a região; realização de eventos e cursos; sensibilização da
comunidade para a criação de atividades educacionais e culturais; limpeza urbana, segurança e transporte acessível;
além de preservar e valorizar a memória histórica, cultural e turística do território.
Os empreendedores da região que participarem do projeto receberão o selo “Amigo da Freguesia do Ó”. De acordoa com o projeto, quem conquistar o selo receberá 10% de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, além de participar de eventos de rua organizados pelo Polo.

“Com a pandemia o desconto de 10% no IPTU será um importante incentivo aos empreendedores, mas o principal benefício será fomentar o comércio local com eventos e ações que ampliarão o alcance dos comerciantes, além de trazer pessoas de outras regiões de São Paulo e de cidades vizinhas para consumir, passear e aproveitar o que essa
importante região tem a oferecer”, destaca Sandra Santana.
Além da sessão plenária, a vereadora Sandra Santana também apresentou para os comerciantes locais a iniciativa, que vai agregar para a valorização do território. “Um projeto como este em tempos de pandemia se faz muito importante para nós, comerciantes da Freguesia do Ó, pois estamos sofrendo com a restrição de funcionamento e distanciamento social”, comenta um dos empreendedores que participaram do encontro.


O Projeto de Lei foi protocolado e está em processo de validação e análise da casa. Em breve será apresentado na Sessão Plenária para os 55 vereadores licenciados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *