Você conhece todos os benefícios da Laranja?

A laranja é uma fruta cítrica com sabor variando do doce para o levemente azedo, rica em sais minerais como, por exemplo, fósforo, cálcio e ferro.

Além dos sais minerais, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B, sendo uma fruta pouco calórica, possuindo aproximadamente 40 calorias por 100 gramas.

É uma fruta híbrida, criada no passado, a partir do cruzamento da tangerina e do pomelo. Sua origem é a Índia e a versão doce da fruta foi trazida para o Brasil pelos portugueses, que a conheceram na China. É uma fruta rica em suco e quando está madura assume a coloração alaranjada ou, em algumas espécies, permanece na cor verde. As espécies de laranjas mais conhecidas e consumidas no Brasil são: laranja-pêra, laranja-lima, laranja-da-baia, laranja-seleta e laranja-cavala.

Outros Benefícios à Saúde

– Controla a pressão sanguínea
– Combate o colesterol
– Melhora os problemas digestivos
– Estimula as funções intestinais
– Previne gripes e infecções
– Reforça as defesas do organismo
– Corrige a acidez excessiva do organismo
– Estimula o sistema circulatório, combatendo inflamações das veias

Bagaço da Laranja

É no bagaço da laranja que são encontrados a maior parte das fibras. Além disso, na parte branca encontra-se a pectina, que exerce várias funções para o organismo. Na boca ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cárie dentária. No estômago, ela aumenta o volume do alimento, causando sensação de saciedade. No intestino grosso, a pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer do intestino grosso. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino, ótimo para aqueles com intestino preso.

Benefícios da Laranja

O suco tem potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial. Possui também betacaroteno, um renovador celular, e vitamina C que facilita a absorção do ferro (de alimentos como feijão). O consumo da vitamina C também faz bem à pele.

Para aproveitar o máximo dos nutrientes do suco de laranja, faça o suco no liquidificador ou em uma centrífuga (que aproveita o suco da laranja inteira). Se você espremer a laranja, a maioria dos nutrientes não serão aproveitados.

Dicas

-Antes da caminhada tome um copo de suco de laranja: ele dá energia, hidrata o corpo e diminui o colesterol.

-Consuma a vitamina C junto com a vitamina E, assim os antioxidantes tornam-se mais potentes. Fontes de vitamina E incluem amêndoa, semente de girassol, pimentão e grão de bico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *