Série de fotos mostra a paixão e a obsessão de colecionadores de vinil pelo mundo

São muitas histórias…

Quando o fotografo israelense Elion Paz migrou para Nova Iorque em 2008, o que buscava era trabalho, sucesso e dinheiro. Como a vida real não pede licença ou permissão para sonho algum, a realidade que Paz encontrou foi de recessão econômica, oportunidades minguantes e bolsos vazios. O lugar que Paz, um ávido colecionador de vinis, encontrou para afogar suas mágoas e o pouco dinheiro que restava foi nas lojas de disco. E dos discos nasceu seu novo projeto: fotografar coleções de LPs, e contar suas histórias.

Numa dessas lojas Paz encontrou o DJ e colecionador africano Frank Gossner, dono de uma vasta coleção. Gossner apresentou Paz a outros colecionadores, e nesse encontros o fotografo percebeu quantas histórias e quanta paixão havia ao redor dessas coleções.

Assim nasceu o projeto Dust & Grooves (Poeira e ritmo, em tradução livre), que começou como um blog, e se tornou enfim um livro, batizado de Dust & Groove: Adventures in Record Collecting (Poeira & Ritmo: Aventuras de colecionadores de disco) primeiro editado de maneira independente, e que agora ganha sua terceira edição pela editora americana Ten Speed Press.

O livro reúne 130 coleções e suas histórias, cada uma peculiar à sua maneira. Algumas coleções impressionam pelo tamanho, outras pela especificidade, como a de uma colecionadora de Nova Iorque que se especializou bandas femininas, ou o italiano que possui a maior coleção de discos coloridos do mundo, reconhecida pelo Livro dos Recordes.

O trabalho de Elion Paz não restringe seu campo de interesse a colecionadores ou amantes do vinil. É uma compilação de paixões, de dedicações de vida a algo que nos move a todos; é um livro para quem gosta de música, ou simplesmente gosta de sentir nos outros o amor por algo importante e significativo. No site do projeto você encontra diversas dessas histórias, registradas em um belo trabalho fotográfico; um prato cheio para todos os olhos e ouvidos sensíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *