Santos Dumont ganha exposição gratuita no Itaú Cultural

Entre os dias 26 de novembro e 29 de janeiro de 2017, o Itaú Cultural recebe uma exposição que apresenta a trajetória do pai da aviação, Santos Dumont.

A mostra de nome “Santos-Dumont na Coleção Brasiliana Itaú” ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. A entrada é gratuita.

Com curadoria da jornalista Luciana Garbin, a exposição apresenta um acervo com cerca de 600 peças, como objetos, documentos e fotos de Dumont, como também imagens que mostram balões, dirigíveis e aeroplanos que revelam detalhes não somente dos projetos e de sua maior invenção, o 14 Bis, mas também de sua personalidade. Há ainda uma reprodução de sua biblioteca, com publicações que o inspiraram, além de algumas de sua autoria.

Ao entrar na mostra, o visitante encontra uma porta de hangar, onde faz o check in, respondendo três perguntas sobre Santos-Dumont. Depois, ele recebe uma espécie de cartão de embarque, com uma gravura extraída de um antigo jornal com o retrato dele, com versão de impressão também em braile.

O público tem contato com plantas e documentos que relatam a doação de suas duas casas favoritas: a fazenda de Cabangú e a Villa Encantada em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Alguns objetos pessoais completam o acervo, como um binóculo, uma luneta e outros instrumentos científicos usados por Santos-Dumont.

Além disso, o espaço conta com publicações de vídeos de Santos-Dumont antes e depois de sua morte, veiculados em diferentes épocas, do começo do século passado aos anos 1980.

Os bilhetes postais – uma febre do início do século 20 – estampados por criações de Santos-Dumont, estão na exposição e, também, reunidos em uma publicação. No final da mostra, o visitante passa por um finger de aeroporto e chega a uma réplica em tamanho real da Demoiselle, considerada sua obra-prima.

Instituto Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 Bela Vista – Centro São Paulo – SP (11) 2168-1700
Estação Brigadeiro (Metrô – Linha 2 Verde)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *