Rúcula

A Rúcula além de pobre em calorias é rica em fibras por isso um dos seus principais benefícios é combater e tratar a prisão de ventre porque é uma verdura rica em fibras, com aproximadamente 2 g de fibra por cada 100 g de folhas.

Outros benefícios da rúcula podem ser:

-Ajudar a controlar a diabetes, pois não tem açúcar;

-Combater o colesterol e triglicerídeos altos porque, além de fibras, quase não tem gordura;

-Ajudar a emagrecer, pois as fibras ajudam a diminuir o apetite;

-Prevenir o câncer do intestino porque, além de fibras, tem também a substância indol, importante para combater este tipo de câncer;

-Prevenir catarata, pois contém luteína e zeaxantina, substâncias importantes para a saúde dos olhos;

-Ajuda a combater a osteoporose porque é uma verdura rica em cálcio.

-Além disso, as fibras da rúcula também ajudam a prevenir doenças inflamatórias no intestino, como a diverticulite.

Curiosidade

A rúcula normalmente é consumida em saladas, crua, com ou sem temperos. Mas o grande segredo deste consumo está em não cortar as folhas. Ao fazer isto, a planta perde algumas propriedades e parte de seu sabor.

Chá de Rúcula

Para preparar o chá, use a proporção de duas colheres de sopa para cada copo de água. Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Enquanto aguarda a fervura da água, coloque as folhas em um copo, e em seguida despeje a água fervente. Deixe o copo abafado por vinte minutos e adoce com mel. A dose indicada é de duas a três colheres de sopa ao dia para adultos, e metade da dose para crianças. O chá pode ser conservado na geladeira, mas deve ser aquecido sempre antes do consumo.

Para fazer o clareamento de manchas da pele, use a mesma receita acima, adicionando o suco de meio limão. Aplique em forma de compressas sempre à noite, não esquecendo de lavar-se bem no dia seguinte antes de sair ao sol. O procedimento não deve ser feito durante o dia, uma vez que o limão reage com o sol podendo provocar queimaduras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *