Resumo: A Terra Prometida

Segunda-feira (11-07) – Capítulo 5
Josué sonha que os hebreus estão contra ele

No capítulo da novela A Terra Prometida de segunda-feira, dia 11 de julho, Josué conversa com os hebreus e diz para eles ficarem preparados para invadir Canaã. O rei Marek e a rainha Kalesi acompanham uma luta. Noemi dá apoio a Léia. Josué afirma que quer mandar dois hebreus espiões para Jericó. Acã não gosta do plano de Josué. Logo que o líder dos hebreus se aproxima ele começa a disfarçar.

Merodaque começa a reclamar por causa da luta. O rei fica muito feliz com o duelo dos gladiadores. Quemuel chama o filho de covarde. Ele diz que Tobias pode ser um dos espiões que Josué quer mandar para Jericó. Zaqueu manifesta interesse em ser um dos espiões. Muralha ganha a luta contra Jamal. Elói começa a contar como foi o passado de Josué para Samara. Ela entra no quarto de Josué e acaba sendo surpreendida por ele.

Samara dá em cima de Josué e ele fica constrangido. Elói ajuda Josué. Marek fica muito nervoso quando Racom diz que não conseguiu acabar com Josué. Ele promete que trará a cabeça do hebreu em breve. O rei faz um sinal para Tibar acabar com Racom. Tibar tenta pegar informações com Racom sobre Josué e logo em seguida acaba com sua vida. Zaqueu está disposto a se oferecer para ser um dos espiões.

Jéssica briga com Salmon quando ele também diz que gostaria de participar desta missão. A rainha Kalesi dança com algumas sacerdotisas fazendo um ritual para Baal. Merodaque se deita em meio as serpentes. Ele avisa que o Deus Baal quer o sacrifício de uma criança inocente. Kalesi dá ordens para Tibar encontrar esta criança. Josué vai até a tribo Naftali e diz que precisa de dois espiões para enviar para Jericó.

Salmon se oferece e Jéssica não gosta. Zaqueu e Maquir também dizem que poderiam participar desta missão. Otniel também se prontifica, todos começam a dar risada e ele acaba sendo elogiado por Josué. Várias outras pessoas começam a se oferecer. O comandante Tibar tem uma conversa com os oficiais e diz que precisa encontrar esta criança inocente. Para escolher quem serão os espiões que irão a Jericó Josué tem a ideia de fazer um torneio.

Samara vai tentar encontrar mais alguma coisa no quarto de Josué. Ele chega junto com Elói e Samara se esconde. Raabe e Liora falam sobre a vida difícil que elas têm. Tibar se lembra que esqueceu a espada no quarto de Raabe e volta para buscar. Ele escuta a conversa entre as duas. Raabe diz que tem nojo de Tibar. Ele fica bastante triste e vai embora sem ser notado. Tibar começa a se lembrar das palavras de Raabe e se lembra do irmão dela e diz já tem em mente quem será a criança escolhida.

Josué e Elói encontram Samara escondida atrás da cortina e ela fica bem constrangida. Tibar resolve seguir Liora e Raabe. Samara quer continuar conversando com Josué, mas ele diz que não quer. Tibar começa a seguir Liora. Samara começa a humilhar Aruna e diz que Josué está apaixonado por ela. Josué vai dormir e ao se deitar começa a se lembrar da responsabilidade que é liderar os hebreus. Josué adormece começa a ter um pesadelo onde os hebreus começam a se voltar contra ele.

Terça-feira (12-07) – Capítulo 6
Começa o combate para escolher os espiões

No capítulo da novela A Terra Prometida do dia 12 de julho, terça-feira, Josué acorda bastante assustado do sonho que estava tendo. Tibar diz a Liora que vai dar um castigo a ela. Calebe comenta com Noemi a responsabilidade que Josué tem de conduzir os hebreus rumo A Terra Prometida. Aruna não consegue dormir e começa a se lembrar da humilhação que Samara fez ela passar. Ela decide sair e acaba encontrando Josué e os dois começam a conversar.

Josué comenta que Samara foi até o quarto dele. Josué e Aruna vão para os seus quartos e os dois começam a rezar a Deus. Liora chega bastante machucada em casa e revela que apanhou de Tibar. Ela diz para Raabe ficar de olhos abertos com ele. Josué manda avisar que está procurando uma tenda nova para a família toda de Quemuel. Léia tenta fazer provocações a Aruna. Ela decide sair e procura um local para ficar sozinha.

Tibar vai se encontrar com o rei e a rainha no palácio. Ele revela que já encontrou a criança que eles precisam. Tibar vai junto com alguns soldados até a casa de Raabe e dizem que vão levar Nobá. Raabe fica desesperada e sai atrás de Tibar. Ela implora para pouparem a vida de seu irmão. Raabe tenta seguir o irmão, mas é impedida. Aruna vai fazer um desabafo para Ioná. Ela conta que pensa que Josué realmente está apaixonado por Samara. Josué está prestes a escolher os espiões que irão até Jericó. Tobias quer ir para o combate, mas é impedido. Tibar encontra Raabe e a leva pelos braços.

Ele prende Raabe junto com Nobá. Os hebreus vão assistir ao combate para ver quem serão os escolhidos para serem os espiões. Samara se senta ao lado de Josué, mas entristece ao ver ele sair. Começam as lutas. Tibar vai buscar Nobá e Raabe fica desesperada. Jéssica tem medo que o seu noivo se torne um dos espiões. Merodaque e Calebe começam a se preparar para fazerem o ritual. Arauto conversa com o povo de Jericó e avisa sobre o que vai acontecer com Nobá.

Milah fica desesperada com que pode acontecer com o filho. Kalesi começa a se preparar e Merodaque garante que isso vai representar a vitória deles contra os hebreus. Raabe fica desesperada prevendo o que vai acontecer com o seu irmão. Todo o povo de Jericó se reúnem para ver o que vai acontecer com Nobá. Merodaque começa a fazer o ritual e Milah se desespera. Orias e Nobá estão apavorados.

Quarta-feira (13-07) – Capítulo 7
Josué dá as coordenadas para os espiões hebreus

No capítulo da novela da Record A Terra Prometida do dia 13 de julho, quarta-feira, Merodaque se prepara para dar fim ao menino. Raabe está presa a uma masmorra e sofre muito por não ter nenhuma notícia sobre Nobá. Melquias, Iru e Salmon vão ter de lutar para ver quem serão os dois espiões que irão para Jericó. Josué revela que os dois escolhidos para serem os espiões dos hebreus em Jericó são Iru e Salmon.

Calebe vai dar os parabéns para seu filho e Jéssica chora com a notícia. Livana fica aliviada ao saber que Maquir perdeu. Calebe e Noemi vão conversar com Iru e o questionam sobre ter trapaceado na luta. Zaqueu fica triste por não ter sido escolhido. Raabe pede a ajuda de Deus de Canaã para salvar o irmão. Muito desesperada Raabe ora para o Deus de Israel. Uma caravana real é anunciada se aproximando pelo deserto.

Raabe não para de orar para o Deus dos Hebreus. O rei Dorgal chega até Jericó. Samara tem uma conversa com Josué e assume que está gostando dele e diz que o ama. Aruna chega e vê Josué e Samara abraçados. Samara fica triste ao ver que Josué não se mostrou entusiasmado. Aruna vê Samara chorando e vai conversar com ela. Samara mente mais uma vez e diz que foi beijada por Josué. Samara vai se lamentar com Léia pelo que aconteceu.

Léia dá algumas dicas para Samara conquistar Josué. Raabe demonstra toda sua fé no Deus de Israel. O povo está esperando o que irá acontecer com Nobá. Kadmo fala alguma coisa no ouvido do Rei. Marek manda parar o ritual e Kalesi e Merodaque não entendem nada. Tibar dá ordem para os soldados acabarem com quem chegar próximo de Marek. Grok conta para Raabe que o pior deve ter acontecido com o irmão, mas ela diz que acredita no Poder de Deus.

Marek vai discursar para o seu povo. O rei diz a todos que teve que interromper o ritual por causa da chegada de um rei. Kalesi avisa que o ritual será prosseguido em breve. Raabe encontra seu irmão na cela e fica emocionada. Raabe é libertada por Tibar, mas ela quer continuar presa ao lado do irmão. Alguns hebreus começam a reconstruir a tenda de Quemuel que foi queimada. Quemuel agradece a Josué.

Samara também vai pedir desculpas a Josué enquanto que Aruna acompanha tudo de longe. Kalesi não gosta do fato do Rei Durgal ir visita-los sem avisar. O rei dá um presente para os soberanos. Durgal quer dar o guerreiro Zuma para Marek. O lutador mostra a todos a sua força. O rei pede para os soldados se posicionarem para testar o presente. Josué conversa com Iru e Salmon e dá as coordenadas a ele sobre como entrar em Jericó.

Iru diz que esta será uma missão muito fácil, mas Josué e Calebe pede para ele ficar com os pés no chão. Eles dizem que os espiões devem estar disfarçados para que nada dê errado. Jéssica conversa com Salmon e alerta ele sobre o perigo que está correndo. Samara começa a planejar como será a sua vida ao lado de Josué. Liora conversa com Raabe e diz que ela deveria aproveitar que Tibar a ama. Zuma e muralha começam a lutar.

Zuma vence e o rei Marek vibra. Tibar, Marek e o rei Durgal começam a conversar sobre as proezas do povo hebreu. Marek quer que Tibar atravesse o rio Jordão para descobrir o que os hebreus estão planejando. Josué faz alguns elogios a Aruna e Samara ouve. Raabe vai se insinuar para Tibar e demonstra um pouco de ciúmes e ele acaba acreditando.

Quinta-feira (14-07) – Capítulo 8
Acã conta para Tibar a ideia de Josué em mandar espiões para Jericó

No capítulo da novela A Terra Prometida do dia 14 de julho, quinta-feira, Samara diz a Léia que presenciou o momento em que Josué fazia elogios a Aruna. Josué avisa aos hebreus que eles terão de usar alguns disfarces para não serem reconhecidos em Jericó. Acã se mostra animado com as riquezas que poderão encontrar em Jericó. Tibar e Kadmo atacam dois Hebreus. Os dois se disfarçam com roupas de Hebreus.

Iru e Maquir tem uma discussão e os dois acabam brigando. Iru cai de uma ribanceira e desmaia. Elói vai arrumar o quarto de Josué e vê que tem alguém atrás da cortina e acredita ser Samara de novo. Elói é atacado por Tibar. Ele quer que Elói conte tudo o que sabe sobre Josué. Enquanto isso Josué, Calebe e outros hebreus começam a se aproximar e então Kadmo avisa Tibar. Ele pega Elói e leva junto com ele.

Josué volta para sua tenda e acha bastante estranho não encontrar Maquir e Iru. Maquir corre para tentar ajudar Iru e pede para ele não dizer nada o que aconteceu para Josué. Raabe conversa com seus pais e diz que quem salvou Nobá foi o Deus hebreu. Marek pede para Kalesi ir dançar para o rei do Durgal e ele começa a dar em cima da Rainha. Josué se reúne com os outros hebreus em sua tenda e dá mais algumas coordenadas para eles.

Iru e Maquir chegam para reunião e inventa uma desculpa para Josué. O líder dos hebreus estranham não ver Elói. Josué chega à conclusão que Elói deve ter sido sequestrado pelos cananeus. Josué adia o plano dos espiões e convoca todos os soldados para saírem atrás de Elói. Otniel avisa os outros Hebreus sobre o sequestro de Elói. Josué ora a Deus e pede ajuda para encontrar o criado.

Elói continua sendo carregado por Tibar e Kadmo e eles dão um jeito de derrubar uma de suas sandálias no percurso. Aruna corre para contar o que aconteceu para Ioná e vê que Samara e Léia também estão lá. Aruna demonstra toda sua fé que tem em Deus. Tibar e Kadmo levam Elói para uma caverna e começam a tortura-lo para conseguir informações. Elói se recusa a dizer qualquer coisa sobre Josué. Kadmo obriga Elói a beber vinho.

Tibar fica muito nervoso por Kadmo não contar nada o que sabe sobre Josué. O comandante conversa com Kadmo e pede para ele continuar com a tortura até Elói falar o que sabe. Acã é surpreendido por soldados cananeus e acabam se entregando. Acã começa a negociar informações com Tibar. Ele diz que, para entregar quais são os planos de Josué, ele quer ouro. Acã conta para Tibar que Josué está querendo mandar alguns espiões para Jericó.

Sexta-feira (15-07) – Capítulo 9
Zaqueu vê o momento em que Salmon e Melquias entram em Jericó

No capítulo da novela A Terra Prometida do dia 15 de julho, sexta-feira, Tibar diz a Acã que a partir de agora ele será o seu informante secreto. Ele dá um anel para o hebreu poder entrar em Jericó. Kadmo e Tibar vão embora. Acã tenta acordar Elói. Josué conversa com Salmon e Iru e pede para eles se prepararem para irem para Jericó como espiões. Iru vai despedir de sua família e tem uma discussão com Calebe.

Noemi vai se despedir de Iru e percebe que ele está quente e com febre. Josué fica bastante preocupado com desaparecimento de Elói. Aruna vai dar apoio a Josué e ele a elogia mais uma vez. Samara começa a prestar atenção na conversa dos dois sem ser vista. Calebe não gosta de ver Aruna tão próxima de Josué. Samara está com medo de Josué descobrir que ela mentiu para Aruna. O Rei Durgal toma bastante vinho e começa a contar as suas histórias para Kalesi e outros nobres do palácio.

Marek não gosta de ver o rei dando em cima da Rainha. Léia não quer mais que Aruna toque no assunto do romance de Josué e Samara. Josué vai conversar com os espiões e dá as últimas coordenadas a eles. Alguns Hebreus já começam a conspirar contra Josué. Salmon percebe que Iru está machucado então Josué não deixa ele ir na missão. Melquias diz que pode ir no lugar dele na missão e Josué concorda.

Uzi vai informar os hebreus que Elói foi encontrado por Acã. O vilão acaba inventando uma história e se vangloria por ter encontrado o criado de Josué. Josué avisa todos que Melquias será o espião que substituirá Iru. Acã finge estar preocupado e revela que Elói deve ter contado tudo para os inimigos. Acã tenta acordar Elói. Iru vai dar suas explicações para Tobias. Tibar vai conversar com o rei Marek e conta tudo o que descobriu no acampamento dos Hebreus. Josué sente que Salmon e Melquias estão correndo perigo. Aruna diz que pode ir avisar os soldados, mas Josué prefere que seus soldados vão dar a informação.

Zaqueu diz que pode ir atrás dos dois. Samara decide seguir Aruna e ela não deixa a irmã seguir os espiões. Josué e Calebe vão dar algumas orientações para Zaqueu. Ao perceber que Josué pode ficar zangado pelo fato de Aruna descumprir a ordem dada por ele, Samara decide deixar a irmã ir. Os dois Hebreus começam a remar para atravessar o Rio Jordão e irem em direção a Jericó. Josué pede proteção a Deus.

No palácio, Marek presencia outra luta entre Zuma e outros soldados. Kalesi diz a Durgal que ele está correndo muito perigo tentando seduzi-la. A rainha começa a olhar cobiçando Zuma. Ioná vai visitar Elói que ainda está desmaiado. Ela teme que Elói tenha traído seu povo. Jéssica fica desesperada ao pensar que os dois espiões podem perder a vida assim que entrar em Jericó. Zaqueu também atravessa o rio Jordão para tentar encontrar Salmon e Melquias.

Zuma e Muralha começam a conversar sobre o passado e tramam no futuro acabar com o rei. Samara diz Josué que Aruna foi atrás dos espiões e ele fica espantado. Calebe lembra Josué que ela desrespeitou uma ordem dele. Raabe conversa com a família e fala sobre ter em um futuro melhor. Tibar avisa os seus soldados sobre a chegada dos espiões. Zaqueu continua tentando chegar até os dois espiões Hebreus.

Salmon e Melquias veem uma caravana de mercadores e pensam em se juntar a eles. Acã volta a dizer a Josué que Elói deve ter dado com a língua nos dentes. Josué diz que confia em seu criado e fala que quer ir junto com ele até o local onde lutou contra o cananeu. Zaqueu está próximo da entrada de Jericó. Zaqueu vê Salmon e Melquias na entrada da cidade junto com a caravana dos mercadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *