Nutricionista explica sobre os benefícios da melancia

Além das vitaminas A e C, a fruta contém antioxidantes e previne o câncer.
Em Guareí (SP), safra do fruto tem animado os produtores.

Da melancia tudo é aproveitado. A polpa é uma excelente fonte de água e promove a hidratação do corpo. Já a casca pode ser usada em doces e sucos. Já a parte branca tem substâncias que auxiliam o bombeamento do sangue. Para os homens que desejam melhorar o desempenho sexual, comer a melancia até chegar na casca é uma boa opção.

A nutricionista ressalta ainda que a fruta também contem licopeno, que é um antioxidante muito importante. “Além disso, a melancia tem propriedades que previnem, por exemplo, o câncer de próstata. Tem também vitamina A, que é boa para a saúde dos olhos. Contém ainda vitamina C que ajuda a melhorar o sistema imunológico”, explica.

Para quem faz dieta, uma fatia ou um copo de suco tem apenas 40 calorias. A melancia faz bem também para a pele. A vitamina C e os antioxidantes previnem o envelhecimento e atuam como protetor solar. É capaz até de reduzir cálculos no rim. A nutricionista explica ainda que a melancia pode ser ingerida mais de uma vez ao dia, é bom evitar apenas comer a fruta à noite após as refeições porque pode ser indigesta.

O comerciante Fernando de Oliveira Rosa tem uma casa de sucos em Tatuí (SP). No local tem melancia do jeito que o cliente quiser. Pode ser comprada inteira, metade, em fatias ou mesmo suco. “O de melancia é vendido também com algum acompanhamento que pode ser hortelã ou gengibre para ficar mais refrescante, mais saboroso. Diariamente vendemos de 150 a 200 sucos de melancia”, comenta.

Os produtores de melancia de Guareí (SP) fazem a colheita. Na propriedade do agricultor José Olímpio Rocha, as melancias já estão com uma média de 14 quilos. “As frutas estão saindo de primeira qualidade. Não tenho refugo, num tenho nada. A melancia é boa”, comenta.
De acordo com a Casa da Agricultura de Guareí, o município é o segundo maior produtor de melancia do estado e deve distribuir nove mil toneladas da fruta nesta safra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *