Mercado Municipal do Tucuruvi comemora 68 anos de história

Mercado

Espaço de compras tradicional da zona norte festejará a data no próximo sábado, com a apresentação do coral “Vozes do Caminho”

O Mercado Municipal Waldemar da Costa Filho, conhecido na região norte da capital como ‘Mercadão do Tucuruvi’, completou 68 anos da sua inauguração. Para celebrar a data, o equipamento administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), receberá no próximo sábado, 5, festividades com a apresentação gratuita do coral ‘Vozes do Caminho’, grupo musical composto por 70 integrantes. O mercado, que atualmente fica na avenida Nova Cantareira, 1.686, no bairro Tucuruvi, iniciou suas atividades no dia 17 de julho de 1949.

À época, ocupava um galpão no número 1.776 da mesma avenida, onde permaneceu por 20 anos até passar a atender no endereço em que está até hoje. Sua arquitetura é uma das mais antigas do bairro, mas o mercado é conhecido mesmo pela diversificação de produtos que oferece. Nos 22 boxes e 14 bancas espalhados pelo espaço, os frequentadores contam com comerciantes de variados ramos de atividade, como bombonieres, empórios, massas italianas, adegas, laticínios, orgânicos, rotisserie, açougues, peixaria, artesanato, sorveteria, lanchonetes, lotérica, além das tradicionais bancas de hortifrúti, existentes nos demais mercados e sacolões municipais da cidade, onde são comercializados legumes, verduras, frutas, ovos e carnes.

Além de sua importância para o bairro, o mercado possui grandes histórias de vida, principalmente no aspecto familiar. Alguns comerciantes, por exemplo, cresceram no local e hoje em dia administram os negócios que anteriormente foram dos tios, pais ou irmãos mais velhos. É o caso de Paulo Halmada, de 72 anos, conhecido no estabelecimento como “Paulinho”. Ele comercializa pescados há 48 anos. “Comecei a trabalhar aqui quando eu era novo, tinha cerca de 20 anos de idade, e vinha para ajudar meu irmão. Depois ele passou a banca para mim e até hoje eu permaneço no ramo”, afirma o comerciante.

Ieda Emiko, sobrinha de Paulo, também possui uma história especial com o mercado. Sua mãe possui uma banca de avícolas no local há 49 anos. “O mercado significa minha vida, tudo que vivi foi aqui. Já vimos muitos comerciantes entrarem e saírem, mas até hoje nós permanecemos”, conta. A comerciária frequenta o espaço desde os quatro anos de idade e, atualmente, administra o negócio ao lado da mãe, Meire Emiko.

Outra história entre os permissionários mais antigos é a de Juracir Pavani, 70 anos. Assim como Paulinho e Emiko, Juracir conduz um comércio de família no local. O dono do box 20 conta que a clientela também tem sido renovada ao longo dos anos. “Assim como os comércios passam de pai para filhos, a nossa freguesia mais antiga passa a trazer seus filhos e netos para nos apresentar e comprar aqui também”, explica Pavani, que herdou o box de seu tio e planeja passá-lo para a próxima geração de filhos.

O espaço, que tem tanta história a contar, tem importância para região e a comemoração pode ser uma sugestão de passeio para quem ainda não conhece o local. As celebrações acontecem a partir das 15h30 e são organizadas pela administração do estabelecimento, em parceria com a associação dos comerciantes permissionários do local. Ao final da apresentação do coral “Vozes do Caminho”, haverá distribuição de bolo de aniversário aos visitantes.

Serviço

Celebração de aniversário do ‘Mercadão do Tucuruvi’

Data: sábado, 5 de agosto

Horário: a partir das 15h30

Local: Avenida Nova Cantareira, 1.686 – Tucuruvi

Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *