Melão

O delicioso melão, assim como o abacaxi e a melancia (de quem é “parente” próximo), é uma fruta tropical muito consumida no verão.

A grande quantidade de água presente na fruta, a torna uma excelente pedida para hidratação do corpo e também ajuda a desintoxicar o organismo, já que tem efeito diurético. Essa característica também é ótima para quem tem problemas de hipertensão, pois o consumo regular do melão, contribui para diminuir a pressão arterial.

Esta também é uma fruta especial para quem está tentando perder uns quilinhos, já que, por ter efeito diurético, ela ajuda a desinchar o corpo e também possui pouquíssimas calorias. Ele costuma ser consumido puro, em saladas de frutas ou acompanhando refeições, inclusive na França, são temperados com sal e pimenta. O suco de melão também é ótima opção de consumo dessa fruta!

Esta fruta é excelente para repor sais minerais após uma atividade física em que o corpo perde muito líquido, além disso, regula o funcionamento dos rins, especialmente quando se utilizam as sementes de melão para preparar um chá. Ela possui também betacaroteno, o que contribui para um bronzeado lindo no verão e também protege contra os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce.

Rico em fibras, é um laxante natural e também ajuda na digestão, tudo isso contribuindo para o emagrecimento saudável e para desintoxicar o organismo. Aliás, como depurativo do sangue, o melão garante ótimos níveis de colesterol.

Na menopausa, o consumo de melão ajuda a regular a menstruação, especialmente por ajudar na circulação do sangue e por ser um anticoagulante. A fruta é um fortificante e calmante natural. Além disso, revigora o organismo de forma geral.

Contra-indicações

O único cuidado necessário com o consumo desta fruta tão benéfica é quanto ao excesso, já que podem ocorrer cólicas e até diarreia. Portanto, consuma-o, mas não o dia inteiro ou em grande quantidade de uma só vez.

Além de todos os benefícios para a saúde pelo consumo, o melão também é usado com sucesso na pele, em compressas ou em receitas caseiras que o utilizam, além de cosméticos industrializados, que utilizam bastante essa fruta em suas formulações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *