Mamão

O mamão é uma fruta muito nutritiva, que contém vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais como: ferro, cálcio e fósforo. Ele possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo.

O mamão é fonte de carotenoides, como o betacaroteno, a zeaxantina e a luteína. Carotenoides são complexos químicos e vitamínicos muito importantes na prevenção de doenças de retina, como degenerações de mácula e distrofias retinianas. Os carotenoides também atuam como coadjuvantes no tratamento de doenças relacionadas a essa parte do olho. A fruta também tem ação benéfica sobre os quadros de catarata e pode ajudar a prevenir e a cuidar da doença, evitando a progressão acelerada.

Benefícios do Mamão

-Ajuda a regular o intestino, pois possui boa quantidade de fibras, que aumentam o peristaltismo (contrações), facilitando assim a evacuação.

-Possui carotenoides que estão relacionados a funções antioxidantes ou ações biológicas, como fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças degenerativas como o câncer, doenças cardiovasculares, entre outras.

-Rico em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), que auxiliam no sistema imunológico.

-É rico em vitamina C, que acelera a cicatrização e possui propriedades antioxidantes, capazes de bloquear a formação de diversas substâncias causadoras de câncer. Aliás, possui mais vitamina C que a laranja e o limão.

-Possui fósforo, que aumenta a resistência dos atletas, combate a fadiga e é um bom tônico geral.

-Outra substância interessante é a papaína, uma enzima encontrada na polpa do mamão que funciona como facilitadora do processo digestivo de proteínas. Destaca-se ainda sua utilização industrial ou comercial, para o amaciamento de carnes.

-Ótimo para pacientes com dificuldade de mastigação ou convalescentes por ter a polpa macia e fácil de mastigar e digerir.

-Contém fibras solúveis, que ajudam na redução do colesterol quando associado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios.

-Contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo.

-É diurético, emoliente, laxante e refrescante.

-Bom depurativo do sangue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *