Malefícios do biscoito recheado

Tudo com moderação.

O biscoito recheado está presente no lanche da maioria das crianças, mas também são os favoritos de muitos adultos por aí. Os biscoitos recheados conseguiram conquistar compradores cativos, mas os especialistas indica que é preciso diminuir o consumo do alimento. Além de engordar, biscoito recheado em exagero pode ser bastante prejudicial para sua saúde. Confira a seguir os malefícios do biscoito recheado.

A composição do biscoito recheado

O biscoito é um produto de doçaria confeccionado à base de farinha, açúcar e uma emulsionante,que pode ser leite ou uma gordura. O nome provém de um tipo de doce feito com pedaços de bolo que são novamente colocados no forno, para se tornarem mais crocantes, por sua baixa concentração de água e umidade nunca superior a 5% (a do leite em pó, por exemplo, é 3%), e também pela malha de glúten, em termos moleculares um polímero orgânico, cuja principal característica é a capacidade de retenção de gases durante a cozedura.

Biscoito recheado faz mal a saúde

Devido ao alto teor de carboidrato e sódio, podem causar sensação de inchaço, tem alto teor de gorduras trans (essa gordura aumenta o prazo de validade do produto), a qualidade dessa gordura, pode aumentar o colesterol ruim e diminuir o bom. O carboidrato representado pela farinha branca, que está na formulação de todas as bolachas, com ou sem recheio são pobres em fibras, o ingrediente causa efeitos como aumento de peso e prisão de ventre.

A solução para consumir bolachas de maneira mais saudável é optar pelas integrais, feitas com farinha integral, que é muito mais benéfica graças às fibras que possui. Quem come muita bolacha leva ‘de brinde’ um alto consumo de sódio e muitas, muitas calorias.

Um pacote tem o equivalente a cerca de mil calorias, então é bom comer com moderação. Além do aumento de peso, favorece o surgimento de doenças crônicas devido a grande quantidade de radicais livres em sua composição.

Por que faz tanto mal?

O tal carboidrato refinado citado pela especialista como vilão do emagrecimento é a farinha branca, que está na formulação de todas as bolachas, com ou sem recheio. Por ser pobre em fibras, o ingrediente causa efeitos como aumento de peso e prisão de ventre. A solução para consumir bolachas de maneira mais saudável é optar pelas integrais, feitas com farinha integral, que é muito mais benéfica graças às fibras que possui.

Biscoito recheado é proibido?

Apesar de todos os alertas, não é necessário proibir totalmente o consumo do biscoito. Dentro de uma dieta equilibrada, que não abuse de gorduras e açúcar, ele pode aparecer no cardápio até duas vezes na semana. ?Tudo varia de acordo com a dieta de cada um. Se a criança é obesa ou está com problemas de colesterol, não é indicado que ela consuma este tipo de alimento. Mas se ela está saudável e possui uma dieta equilibrada, é possível abrandar um pouco esta restrição para o consumo de três a quatro biscoitos, duas vezes na semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *