Maioria dos jovens tem medo de ficar desempregado, afirma pesquisa

Questionados sobre o que causava mais medo, eles também citaram problemas em falar em público e ser julgado pelos outros.

Pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios – Nube mostrou que 62,7% dos jovens entre 15 e 26 anos têm medo de ficar desempregado. Quando questionados com a pergunta “O que te causa mais medo?”, a maioria relatou a falta de oportunidades no mercado de trabalho.
Em segundo lugar ficou a opção falar em público, com 18,24%, e depois ficaram: ser julgado pelos outros (12,77%) e entrevista de emprego (6,30%).

“Quando enfrentamos crises com dignidade, força e disposição, saímos vencedores delas. Desse modo, o estagiário ou aqueles recém inseridos no mercado de trabalho devem se focar em qualificar seus valores e apresentar diferentes virtudes, pois assim cumprirá com excelência o esperado pelo seu gestor”, afirma Rafaela Gonçalves, analista de treinamento do Nube.

Para que os jovens que têm dificuldade em falar em público, Rafaela indica domínio da oratório, português correto e treinamento, como falar sozinho em frente ao espelho e gravar o ensaio da apresentação.

Rafaela lembra que quem ainda é inexperiente deve respeitar suas limitações e ouvir os feedbacks para evoluir nas suas características e competências. “O mais indicado é observar para se superar, e não ter algum tipo de pavor com opiniões externas”, afirma.

“Hoje, é natural os estudantes terem um preparo maior para encararem momentos como esse. Cada vez mais brasileiros identificam aspectos necessários na conquista de uma oportunidade: ter segurança, fluência e clareza nas etapas de um processo seletivo são pré-requisitos para trilharem um caminho de sucesso”, finaliza Rafaela.

A pesquisa foi feita com mais de 10 mil jovens, com idade entre 15 e 26 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *