Fotógrafa colore fotos antigas e acrescenta um toque de magia ao resultado final

Sempre que vemos uma antiga foto preto e branco digitalmente colorida, a impressão é de que uma mágica foi feita; como se a foto ganhasse nova vida, um sopro de inspiração que a fizesse pulsar novamente.

Quando a fotógrafa australiana Jane Long decidiu colorir digitalmente uma série de antigas imagens recuperadas, ela aproveitou para aprofundar esse efeito mágico das cores e, através do Photoshop, transformar de fato as imagens em algo mais.

No lugar de simplesmente adicionar cores a fotografias em PB, Long decidiu abandonar um pouco a objetividade e inserir elementos fantásticos, singelos contextos poéticos, oferecendo um novo sentido para esses registros do passado.

As fotos originais foram tiradas pelo romeno Costică Acsinte, um importante fotógrafo que registrou em imagens a primeira guerra mundial e, ao fim do combate, seguiu na carreira como retratista. Em 2013, o arquivo de Acsinte decidiu por digitalizar seu trabalho, e foi em cima dessas imagens que Long trabalhou. O projeto foi batizado de “Dançando com Costică Acsinte”.

Em grande parte aprofundou o sentimento originalmente indicado pela imagem de Acsinte, sublinhando aspectos subjetivos ou literais que a foto original já oferecia. O resultado é uma curiosa e bela parceria entre o passado e o presente, que traz a tona poemas visuais até então discretamente escondidos sob a impressão do passado que as fotos antigas nos trazem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *