Estas ações inspiradoras vão fazer você acreditar na beleza do Natal

Todo ano é a mesma coisa: vem chegando o Natal e parece que o mundo inteiro se torna mais solidário, pronto para ajudar o próximo.

Com isso, pipocam gestos que deixam todo mundo com os olhinhos marejados de tanta emoção e fazem a gente acreditar na beleza do Natal. Esse ano não seria diferente e diversas iniciativas pelo Brasil já estão dando o que falar e mostrando que essa magia está em todas as coisas.

Com o crescente número de refugiados que chega por aqui, uma das campanhas quer justamente evitar que eles passem o seu primeiro Natal em terras brasileiras sozinhos. O projeto “Meu Amigo Refugiado” vai rolar em São Paulo e no Rio de Janeiro e pretende unir famílias brasileiras e de refugiados nas festas de fim de ano. Os interessados poderão receber pelo menos um refugiado na ceia do dia 24 ou no almoço do dia 25. Como contrapartida, ele irá levar para a festa um prato típico de seu país, gerando um intercâmbio cultural interessante para as duas partes.

A responsável pela ação é a organização Migraflix, que ajuda na integração dos refugiados que chegam ao Brasil. As famílias que quiserem participar da iniciativa podem acessar o site especial do projeto para conhecer o perfil dos refugiados e de suas famílias e entrar em contato para receber algum deles em casa. A iniciativa permite que os refugiados tenham uma chance a mais de se integrar à cultura brasileira, conhecendo mais das tradições no país, e também ajuda as famílias brasileiras a conhecer a cultura das pessoas que estão chegando para viver por aqui.

Em São Paulo, 1.000 moradores de rua também ganharão uma ceia na noite de Natal, graças a uma campanha de financiamento coletivo realizada pelo SP Invisível. Através da plataforma Catarse, a campanha arrecadou mais de R$ 44 mil que irão servir 400 pessoas na creche Missão Cena, sendo 200 crianças ajudadas pela ONG e 200 moradores de rua; além de distribuir comida gratuitamente para mais 600 pessoas em situação de rua em São Paulo durante o dia. E, para que eles tenham tudo da melhor qualidade, as refeições serão preparadas pelo NOU Restaurante.

Foi também no Catarse que surgiu outra campanha que vai colocar um sorriso na boca de muitas crianças, literalmente. A Turma do Bem é uma ONG de dentistas voluntários que oferece tratamentos gratuitos para crianças pelo Brasil e já transformou a vida de mais de 40 mil pessoas. Agora, eles querem fazer ainda mais, criando uma campanha de financiamento para ajudar cada criança ou adolescente atendido. O valor das doações é baixo e cada uma conta com um único doador, no valor total do projeto.

Na página da ONG no Catarse, é possível encontrar dezenas de campanhas que precisam de ajuda, cada uma dedicada a uma criança. Aqueles que contribuírem com os custos do tratamento dentário que os pequenos precisam recebem como recompensa uma foto da criança mostrando seu novo sorriso. Tem coisa melhor? 😀

Colaboração é mesmo a pedida da vez. Tanto é que uma ação simples realizada pelo Asilo São Vicente de Paulo, no Paraná, acabou se transformando em uma inusitada campanha de solidariedade. A ideia de pedir que os idosos que vivem no lar escrevessem o que gostariam de ganhar de Natal foi dos voluntários da instituição, que tiraram fotos dos velhinhos segurando uma placa com seus pedidos e publicaram no Facebook.

A campanha viralizou nas redes sociais, tendo sido compartilhada por mais de 100 mil pessoas, e despertou o interesse de muita gente disposta a ajudar. Alguns dos pedidos são tão simples que é quase impossível não querer dar uma forcinha.

Essas são apenas algumas das muitas iniciativas que começam a surgir com a proximidade do Natal, mostrando toda a beleza e a magia da data, que inspira pessoas ao redor do globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *