Canjica

Delícia para ser consumida durante os dias frios do inverno, a canjica engorda se você não se controlar!

Uma excelente ideia para se aquecer na época das Festas Juninas, o prato tem uma boa quantidade de gorduras se exagerar no consumo.

Entretanto, se souber a forma certa de comer, você pode ganhar diversos benefícios e ainda ter uma ajudinha na dieta.

Benefícios da canjica!

Por mais que você só acredite que a canjica engorda, se consumida sem grandes acréscimos de doces na receita, o alimento é repleto de fibras dietética, pequena quantidade de gordura saturada e baixos índices de colesterol.

A canjica também promove a saciedade, fazendo com que a pessoa leve mais tempo para sentir fome novamente.

As fibras da canjica normalizam o intestino contra as irregularidades. Uma xícara de média do caldo tem aproximadamente quatro gramas de fibras.

Canjica: uma delícia antiga

Muitos dizem que a canjica é parecida com o mingau, feitos com grãos de milho brancos. É cozida com leite, um pouco de açúcar e algumas pessoas acrescentam um pouco de canela, para um sabor mais especial.

Para dizer com todas as letras que canjica engorda, há quem acrescente amendoim, leite de coco, coco e leite condensado, dobrando as calorias do alimento.

Aqui no país, a canjica amarela também é conhecida como mugunzá, muito consumida no Nordeste. No Rio de Janeiro carrega o nome de canjiquinha. Em outras regiões os nomes se tornam mais diferentes: corá, chá de burro e jimbelê.

A canjica se popularizou através dos escravos, que de um modo ou outro, tentavam produzir pratos diferentes das condições que tinham. Acredita-se que ela tenha surgido no continente africano ou asiático e feito pela primeira vez em solo brasileiro nos tempos coloniais.

Canjica para toda a hora

Escolha receitas mais light para somar as suas dietas. Nada de misturas adocicadas no consumo. Opte pelas menos calóricas, mas com as fibras importantes para o organismo.

Tenha em mente que a canjica engorda somente se você comer em excesso e abusar do açúcar. Não esqueça que não adianta caprichar na dieta e deixar as atividades físicas de fora do seu cronograma diário. Busque um tempo para praticar exercícios, assim você potencializa os efeitos da sua dieta.

Faça a sua canjica em casa, nada de comprar pronta. Muitas pessoas acrescentam mais açúcar do que o permitido, para “render”.

Ahh… um outro detalhe: não esqueça que a canjica branca engorda mais que a amarela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *