Brócolis

O brócolis é um vegetal cujas folhas, flores e talos são comestíveis.

Ele é um alimento rico em cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes), fonte de vitaminas A e C. Além disso, apresenta ácido fólico, selênio e potássio. Esse vegetal tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o câncer de pulmão, cólon e mama.

Além de ser rico em fibras e reduzir o colesterol, ele ajuda a acelerar a eliminação do estrogênio do organismo e é uma excelente fonte de cromo — que ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue.

Ao ingerir o brócolis regularmente, o risco de um homem desenvolver câncer de próstata reduz-se sensivelmente, especialmente em casos de tumores mais agressivos. Os fitoquímicos são componentes que aparecem no brócolis e são conhecidos por proteger contra o câncer. O principal fitoquímico já descoberto é o Sulforafano, que elimina a H Pylori (bactéria responsável por problemas estomacais). O sulforafano é alvo de diversos estudos por ter grande eficácia na prevenção e no tratamento de tumores. Os resultados apontam que o sulforafano consegue destruir apenas as células cancerígenas, deixando intactas as demais células saudáveis do órgão afetado pelo tumor.

Possui ainda outros compostos ativos, como os isotiocianatos, os flavonoides e os carotenoides, todos considerados guardiões das nossas células. Agem principalmente contra o envelhecimento precoce.

Benefícios do Brócolis

Brócolis são uma excelente fonte de magnésio e cálcio, que ajuda na regulação da pressão arterial. Ele contém glucorafanina que aumenta as propriedades antioxidantes dos tecidos do corpo. Ele também tem propriedades anti-inflamatórias e relaxa os músculos do coração e artérias.
O brócolis é rico em fibra alimentar que ajuda na redução do nível de colesterol no organismo. Ainda é anti-inflamatório, devido à presença de sulforafano, que ajuda a reduzir os danos ao revestimento do vaso sanguíneo. Brócolis também contém o antioxidante betacaroteno, que ajuda a restringir o dano celular nos músculos cardiovasculares.

O brócolis é rico em vitamina C e antioxidantes. Estes compostos ajudam na prevenção do envelhecimento, rugas e pigmentos na pele. Os Antioxidantes ajudam a prevenir a formação de radicais livres que pode causar problemas relacionados com a pele. Ele contém vários antioxidantes como caroteno e traços de minerais que ajudam no fortalecimento da imunidade.

O Brócolis é fonte de carotenoides. Ela é rica em luteína e zeaxantina. Estes antioxidantes estão presentes na mácula dos olhos e ajudar na prevenção da degeneração macular relacionada com a idade.

Alta fonte de fibra faz brócolis benéfico na digestão. Ela ajuda a manter eficiente o movimento do intestino e freios excessos. Os isotiocianatos são fito nutrientes presentes em brócolis, que ajudam a proteger a mucosa do estômago e impede o crescimento de bactérias na parede do estômago.
Ricos em antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres das células, os brócolis podem ser um potente preventivo contra o câncer. São eles: isotiocianatos, flavonoides, carotenoides e, principalmente, sulforafano. Eles participam dos processos de transformação de substâncias dentro do organismo, facilitando a eliminação de toxinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *