Benefícios da abóbora estão nas baixíssimas calorias

Por ter muitas fibras, ajuda também a promover a sensação da saciedade.

A abóbora é um alimento pouco calórico (100 gramas contém 40 calorias) e pode ser uma ótima aliada da dieta. Além disso, é fonte de vitamina A, niacina e sais minerais como cálcio e fósforo, que fortalecem ossos e dentes, defendem o organismo contra infecções. É de fácil digestão, indicado para todas as idades, e ajuda na recuperação de enfermidades do aparelho digestivo, principalmente inflamações do intestino.

Por ter muitas fibras, a abóbora promove a sensação de saciedade, principalmente se não for cozida demais, para que suas fibras não sejam ‘quebradas’ em excesso. “O ideal é que ela componha uma refeição com outros alimentos que são fonte de fibras e outros nutrientes, para que seja o mais completa possível. Ela deve fazer parte de uma alimentação variada e equilibrada”, afirma a nutricionista Joice Amaro, mestre pela Deakin University de Melbourne, na Austrália.

Benefícios da casca de abóbora

A casca da abóbora também pode ser consumida. Assim como a abóbora em si, é fonte de betacaroteno e muito rica em fibras, como a maioria das cascas de vegetais. Já as sementes da abóbora podem ser consumidas assadas ou torradas, como aperitivo, ou processadas e usadas em forma de farinha.

Doce de abóbora

O doce de abóbora também é uma boa alternativa, pois como a abóbora já é um alimento de sabor adocicado, não há necessidade de grande acréscimo de açúcar. “O melhor é prepararmos o doce em casa, para podermos controlar essa quantidade de açúcar, enquanto os doces industrializados, principalmente aqueles em barra, têm a quantidade de açúcar muito maior”, diz. Na hora de consumir, uma colher de sopa está de bom tamanho para a sobremesa, e ajuda a saciar a vontade de comer um docinho após o almoço.

Receita com abóbora

Para não deixar a dieta monótona, ela recomenda que haja uma variação com outros legumes ou receitas leves que misturem abóbora com outros ingredientes. Uma das opções é a sopa de abóbora com gengibre.

Máscara de abóbora para os cabelos

-Cozinhe no vapor 400 gramas de abóbora com casca;
-Depois de cozida descasque e amasse com um garfo até adquirir uma consistência de purê;
-Misture a abóbora amassada com um pote de iogurte natural até que fique uma consistência cremosa e homogênea.
-Aplique nos cabelos, deixe agir por 15 minutos e depois enxague e lave o cabelo normalmente com xampu e condicionador.
-Repita o processo a cada 15 dias.
*Esta receita hidrata os fios ressecados e ainda os protege dos raios ultravioleta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *