Banana

A banana é uma das frutas mais populares no mundo: elas é nutritiva, contém fibras e antioxidantes.

No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a banana, devido ao seu alto teor de açúcar e carboidratos.

Composição e Propriedades da Banana

Quando a banana é verde, ela é rica amido e amido resistente. Quando amadurece, esse amido se transforma em açúcar. Por isso, mais de 90% da composição das bananas são carboidratos, e ela acaba tendo baixos níveis de proteínas e gorduras. Os açucares da banana — sacarose, frutose e glicose — quando combinados com sua fibra, promovem grande energia ao corpo.

A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6, além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico.

A banana também contém compostos antioxidantes como a dopamina e catequina. A banana contém triptofano que atua na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor.

Benefícios da Banana

-Rica em potássio, perfeita para baixar a pressão arterial.

-Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes.

-A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.

-Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue, combatendo o cansaço.

-Rica em vitamina B, acalma o sistema nervoso.

-Ajuda a normalizar os batimentos cardíacos. Quando estamos estressados, reduz-se os níveis de potássio no organismo. A banana, rica nesse mineral, pode ajudar a reequilibrar esse potássio no organismo.

-Além de garantir saciedade por mais tempo e dar uma segurada na fome, a banana ajuda melhorar a sensação de bem-estar.

A banana pode ser consumida por diabéticos?

Há opiniões contraditórias sobre se as bananas são boas para diabéticos ou não. É verdade que as bananas são ricas em amido e açúcar: poderíamos esperar que causassem um grande aumento do açúcar no sangue. Mas, devido ao seu baixo índice glicêmico, as bananas não elevam os níveis de açúcar no sangue da mesma forma que outros alimentos.

Claro, assim como com quaisquer alimentos ricos em açúcar e carboidratos, diabéticos devem monitorar com cuidado seus níveis de açúcar no sangue após o consumo.

Ou seja, o consumo de banana parece não ter qualquer efeito adverso grave, pelo menos quando consumido com moderação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *