Agora é oficial: surf, caratê e skate estarão na Olimpíada de Tóquio 2020

As Olimpíadas de Tóquio, em 2020, irão se renovar e rejuvenescer como jamais na história dos jogos modernos. Cinco novos esportes serão oficialmente incluídos: surfe, skate, caratê, beisebol/softbol e escalada estarão na programação das competições no Japão.

Oitos esportes estavam no páreo, mas boliche, squash e wushu (uma arte marcial) acabaram de fora da seleção. A decisão foi tomada no Rio de Janeiro, no congresso do Comitê Olímpico Internacional (COI) realizado na Barra da Tijuca.

Gabriel Medina, campeão mundial de surfe em 2014, e Adriano de Souza, o Mineirinho, atual campeão mundial, comemoraram bastante a decisão. “Eu acredito que o esporte, depois do título do Gabriel [Medina], teve um “boom” muito grande no país. Logo em seguida, com o meu [título], ajudou a consolidar mais ainda. Acredito que, com o esporte entrando no ciclo olímpico, poderemos ver uma organização melhor entre confederações e federações. Se fizerem tudo certinho, seremos uma superpotência do surfe mundialmente”, afirmou Mineirinho.

A comemoração entre as federações foi geral, afinal, a inclusão dos esportes nos Jogos significa não só a alegria de poder participar das Olimpíadas, mas também a garantia de um maior aporte financeiro e interesse pelas modalidades até Tóquio. Com isso, os jogos do Japão terão 18 novos eventos a partir dos novos esportes.

É a maior transformação da história dos jogos modernos e, considerando a popularidade do Surf e do Skate entre jovens – e principalmente do beisebol no próprio Japão – será garantia de uma adesão popular ainda maior ao evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *