Acerola

A acerola possui muitos benefícios para a saúde que vão desde a prevenção e o combate de doenças a até o fortalecimento do organismo em vários aspectos.

A acerola, também conhecida como cereja-das-antilhas ou cereja-de-bárbaros, ainda é pouco ingerida pelos brasileiros, principalmente por causa do seu alto custo e por ser muito sensível. Entretanto, ela deve ser cada vez mais consumida, pois é uma fruta que traz inúmeros benefícios por conter muitas vitaminas em sua polpa. Sendo assim, conheça os benefícios da acerola para a saúde.

Acerola é uma grande fonte de Vitamina C

A acerola é muito conhecida por ser riquíssima em ácido ascórbico, ou seja, em vitamina C, que lhe dá o sabor ácido. Cada 100 gramas da polpa dessa fruta contêm até 80 vezes mais vitamina C que a mesma quantidade de limão ou laranja. Tal vitamina previne gripes e resfriados, escorbuto, baixa imunidade, doenças dos olhos, doenças cardiovasculares e o envelhecimento da pele.

Acerola é fonte de Sais Minerais

Os sais minerais encontrados em grandes quantidades na acerola são o ferro, o cálcio e o fósforo. A falta do primeiro pode levar à anemia, à anorexia e à apatia; a do segundo, à fraqueza dos ossos, do sistema imunológico, da contração muscular, da coagulação sanguínea e da pressão arterial e a do terceiro, à falta de energia. Portanto, são elementos muito importantes na alimentação.

Acerola é fonte de Vitaminas do Complexo B

São elas a Tiamina, a Riboflavina e a Niacina. A Tiamina é essencial para a formação do sangue; a Riboflavina, para o processo metabólico de proteínas, carboidratos e gorduras e a Niacina, para a circulação e para manter a pele saudável. Elas também atuam na manutenção da saúde mental e emocional do ser humano.

Acerola é fonte de Vitamina A

A vitamina A atua no bom funcionamento dos olhos, no crescimento e desenvolvimento das crianças, no crescimento dos fetos, na defesa do organismo e na proteção contra infecções.

Com tantos benefícios para a saúde, a acerola é uma fruta que precisa ser cada vez mais popularizada no Brasil. Além disso, ela é muito gostosa tanto na forma natural quanto na de sucos, sorvetes e doces. Por isso, inclua essa deliciosa fruta no seu cardápio e seja ainda mais saudável.
Qual a quantidade de vitamina C que devemos consumir no nosso dia a dia?

A quantidade de vitamina C diária que o organismo humano necessita é de 60 miligramas, mas em condições normais, pois pessoas que sofrem de stress diário e fumantes a dose tem que ser bem maior. Vale lembrar que a vitamina C é muito sensível e facilmente destruída pelo calor, quando os alimentos são cozidos, também pode ser destruída pela luz, pelo ar (oxigênio). Portanto ao consumir um alimento rico em vitamina C faça in natura, no caso do suco deve ser consumido na hora que é preparado para aproveitar todas as vitaminas.

A acerola tem mais vitamina C que a laranja?

A laranja já é conhecida nossa por ser uma fruta rica em vitamina c, mas depois da descoberta da acerola, viu-se que a fruta possui 40 vezes mais vitamina C do que a laranja. Como, por exemplo, para fazer um suco de laranja, você necessitaria de um copo de 200ml. E de acerola apenas uma pequena quantidade. O nosso organismo precisa de 60 miligramas de vitamina C por dia, mas as pessoas que sofrem de estres necessitam de uma concentração muito maior.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *