A incrível jornada de um jornalista

Se propõe a andar 7 anos a pé e desbravar o mundo.

Se você é daquelas pessoas apressadas que mal veem a hora de chegar ao destino final e fica se perguntando “já estamos chegando?”, precisa conhecer esta história. O jornalista norte-americano Paul Salopek se propôs, em 2013, a uma longa viagem a pé de 7 anos ao redor do mundo. Atualmente já são três anos de andanças para reproduzir a migração humana global no projeto Out of Eden Walk.

Repórter da revista National Geographic e vencedor do prêmio Pulitzer, ele preza pelo chamado “slow journalism“, conteúdo digital focado em relevância ao invés de audiência. E isso certamente leva um bom tempo e muita dedicação, afinal, não são todos que topam a missão de viver 7 anos de suas vidas longe de casa e andando. O ponto de partida foi a Etiópia e, pelos planos, a ideia é que a jornada se encerre no Chile depois de passar pela África, Oriente Médio, Ásia, Alasca, Estados Unidos, América Central e do Sul.

Encarando o desafio com fascínio, tem ao todo cerca de 34 mil quilômetros para percorrer, na companhia de sua mulher, alguns cadernos e uma mochila nas costas. Seguindo passos de civilizações primitivas, já passou pelas mais diversas situações, como ficar dias em cima de camelos sem sinal de civilização humana por perto e esperar barcos por quase 2 meses – devido a ataques piratas – quando estava rumo a Arábia Saudita.

A viagem é financiada pela National Geographic, Knight Foundation e Pulitzer Center for Crisis Reporting. O blog possui pouco conteúdo perto de tudo o que ele viu, mas sempre tem os chamados posts “milestones“, que marcam o lugar por onde passou com uma foto panorâmica e uma entrevista curta com um local.

Assim a viagem segue, em ritmo lento mesmo num tempo de pressa:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *