‘A Força do Querer’: Ivana mostra quem realmente é

Toda escolha gera consequências. Nascer no corpo errado, porém, não foi uma escolha de Ivana (Carol Duarte). Desde os primeiros capítulos de “A Força do Querer”, a personagem sofre por não se reconhecer ao olhar no espelho. Na última semana, Gloria Perez deu a entender que o drama estava chegando ao fim, mas foi só um alarme falso.

Ivana já entendeu que na verdade é um homem. No episódio de sexta, a filha de Joyce (Maria Fernanda Cândido) foi às ruas com roupas masculinas, sentindo-se bem, mas o passeio, por causa de homofóbicos, terminou da pior maneira.

“Aos poucos, ela vai descobrir esse lado dela mais impulsivo. Ela precisa lutar por si, senão ninguém fará. Vai ter enfrentamento com a família, nas ruas”, adianta Carol, que esperava por essa virada na trama há um bom tempo.

“Tenho uma pasta com todas as cenas dessa personagem. O capítulo em que ela descobre o que realmente acontece, está todo rabiscado. Eu estava ansiosa”, revela.

Contar essa história ficou ainda mais emocionante com a presença de Tarso, um transexual que ajudou Carol a compor a personagem e, a convite de Gloria, aceitou fazer participações na novela.

“Como ele foi objeto de uma pesquisa minha, esse encontro da Ivana com ele é muito bonito. Ele foi quem me contou coisas fortes que me ajudaram a entender mais esse universo”, diz ela, com a missão de fazer quem está em casa descobrir que ser transexual não é um problema.

“Quando faço essas cenas, tenho a sensação de ser um compilado de muitos depoimentos, mesmo daquelas pessoas que não conversei. É uma energia forte. Quando termino, penso que isso pode estar acontecendo com alguém em algum lugar e não é fácil”, comenta, pronta para mudar o visual pela personagem, se necessário.

“A Gloria e o Papinha (diretor) estão analisando tudo porque precisa ver na dramaturgia como vai acontecer. Não tem nada fechado, se vou precisar mexer no cabelo ou fazer outra coisa. A Gloria está escrevendo passo a passo, mas estou preparada para o que tiver de acontecer”, diz.

Para Carol, todo esforço vale a pena quando o que se está em xeque é o bem-estar de tantas pessoas: “Eu recebo algumas mensagens de garotos que estão fazendo a transição e se sentem bem de não estarem sozinhos, de alguém estar falando sobre isso na TV.”

Ivana ( Carol Duarte )
Ivana ( Carol Duarte )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *