9 coisas que um cara nunca pode te dizer

Nunca é nunca.

Abaixo, você encontra alguns comentários corriqueiros, que ouvimos no dia a dia, de pessoas próximas, como aquele peguete, ficante, namorado, noivo, marido… Mas fique bem atenta a eles! Você não deveria ouvi-los de ninguém, principalmente de rapazes.

1. “Você não vai usar essa roupa”

Ninguém deve te dizer o que você vai vestir. O corpo é seu e só você tem direito sobre ele. Se você quiser usar um short curto ou uma blusa decotada, não quer dizer nada além de “eu quis vestir isso” e também não abre portas para nenhum homem dizer sequer um “fiu-fiu”! Acima de tudo, é uma questão de respeito.

2. “Você não se dá valor”

Oi? Muito subjetivo, não? Se um menino dá em cima de uma menina, é normal e aceitável; mas se uma menina dá em cima de um menino, ela “não se dá valor”? Não faz sentido. Os dois têm o mesmo direito. Além disso, cada um define seus próprios valores. Que tal tentar julgar menos as pessoas?

3. “Você não é para namorar”

A quantidade de meninos que você fica não quer dizer nada. A questão é: você pode já ter beijado muitos caras e isso não te faz mais ou menos sensível que ninguém. O importante é que quando você estiver em namorando, goste da pessoa de verdade e seja fiel. E isso serve para os dois sexos, né?! Simples. Mais amor por pessoas e menos por rótulos.

4. “Se você não está acompanhada, não é de ninguém”

Não, não, apenas não. Se uma menina está sozinha, ela é só dela e ponto. Não precisa que ninguém fique a importunando com comentários desagradáveis, muito menos que algum cara se sinta no direito de assediá-la só porque não tem ninguém com ela.

5. “Sente igual a uma moça, ande igual a uma moça, se vista igual a uma moça.”

Não é o jeito como você faz as coisas que definem o que você é. Você simplesmente senta, anda ou veste; e não tem maneira certa ou errada de fazer isso. Nem para meninos nem para meninas. A melhor maneira de fazer alguma coisa é aquela autêntica e que te deixa confortável e feliz. Vista-se de você! Sente como você! Ande como você!

6. “Se não quisesse ficar com ninguém, continuasse em casa.”

Por quê? Quer dizer que nós, meninas, só podemos ir para festas e baladas se quisermos beijar alguém? Quem disse isso? Cadê a parte da diversão? De sair para dançar com as meninas, sem a pressão de “fazer a bonita” para agradar alguém em especial? Muitos rapazes estavam usando essa desculpa para abordar à força garotas no Carnaval. Não. Errado. Ela não faz sentido em nenhuma época do ano.

7. “Você não pode ir. Você é menina. É diferente.”

Se você estiver se relacionando com um garoto que usa essa desculpa para proibí-la de sair sozinha, com as amigas, está na hora de explicar algumas coisinhas para ele. Não é diferente. Homem ou mulher, todos merecem ter espaço na relação. Se um garoto sai com os amigos, mas te proíbe de fazer isso, esse garoto é machista.

8. “Você pediu.”

Definitivamente, não. Cara nenhum pode falar isso para você, amiga. Não importa se ele é seu amigo, seu namorado, seu pai ou um desconhecido que te abordou na balada. Esteja você de saia, calça comprida, sentada ou descendo até o chão. Você não pediu. E você não é obrigada a ouvir essa ~justificativa~.

9. “Eu sou meio grosso, mas é porque eu te amo.”

Sabe o que é isso aqui? Machismo romantizado. O amor nunca é justificativa para atos violentos – por mais que algumas pessoas insistam nisso. Um garoto nunca deve te dizer isso, porque, em primeiro lugar, só para começo de conversa, ele não te merece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *